Instalação do sistema
Pré-requisitos
Antes de iniciar uma instalação do FlowDocs você precisa verificar se o servidor em que a aplicação será instalada atende aos nossos requisitos de configurações. Acesse a página de pré-requisitos e verifique.
Baixar API Atualizador
Para iniciar a instalação você precisará do api_atualizador.exe. Clique no link abaixo para baixar.
Depois de baixar o executavél de instalação vá para o servidor e acesse a pasta C:\Fiorilli\ (crie essa pasta caso não existe) e jogue o arquivo api_atualizador.exe dentro dela. Ao executar Você só precisará clicar em next > next para tudo, sem alterar nenhuma configuração.


Instalando o sistema
Após concluir verá que uma nova pasta foi criada, C:\Fiorilli\API. Dentro dela teremos um arquivo chamado AutoUpdate.exe. Ele possui duas finalidades: No primeiro momento irá executar a instalação do sistema, depois iremos utilizar ele para atualizar as aplicações. Por isso, execute-o agora.


Na segunda tela, marque todos os serviços necessários para o funcionamento do FlowDocs e clique em próximo.

O instalador irá começar a baixar os arquivos dos serviços selecionados. Ao concluir irá lhe alertar e clique em ok para continuar.


Agora o atualizador irá começar a executar a instalação dos serviços Fiorilli. Nesse momento, será necessário a intervenção para proceder com a instalação de alguns serviços. Sempre verifique na barra de tarefas se o atualizador não chamou outro instalador, pois as vezes a janela do instalador pode ficar escondida.

A primeira interferência será para a instalação do FileServer. Ele irá exibir uma tela de instalação, mas basta o usuário pressionar next > next, sem alterar nenhuma configuração.

A segunda intervenção é para a instalação do Gateway. Novamente, next > next para tudo, sem alterar nenhuma configuração.

A terceira instalação é do FlowDocs, que seria o site de fato. Novamente, next > next, sem alterar nenhuma configuração.

A quarta parte é a instalação do WebExtension, plugin utilizado para assinatura digital de documentos. Apesar da tela possuir uma interface diferente, o processo é o mesmo, bastando clicar em next > next, sem alterar nenhuma configuração.

Configurando as DLL do Firebird
A quinta etapa é a execução do server setup. Nesse momento teremos várias configurações. Antes de iniciar essa configuração eu recomendo o seguinte: Coloque a fbclient.dll, msvcp100.dll e msvcr100.dll dentro de cada pasta onde o serviço será executado. Se você acessar C:\Fiorilli\API\ verá que já foram criadas as pastas dos serviços. É aconselhável (ainda mais quando tivermos duas instâncias do Firebird na mesma máquina) que você coloque essas DLL’s citadas junto as pastas dos seguintes serviços e também na própia pasta pasta da API:

Essas DLL’s podem ser encontradas junto a pasta de instalação do firebird. Veja um exemplo do firebird 3.0.

Configurando o sistema
Seguindo com a instalação, você provavelmente estará nessa tela do Setup. Vou explicar campo a campo e como configurar.

Diretório do Java 11 |
Local onde ficará a instalação do Java 11. Por padrão, deixamos um exemplo na imagem acima disposta do diretório aconselhável a fazer a instalação. Para baixar o java 11 basta clicar no botão ao lado do "Baixar bancos". |
Diretório do JAR de assinatura de arquivos |
Diretório onde foi instalado os auxiliares de assinatura. Ele já vem o caminho correto por padrão, se você não alterou nada durante a instalação do sistema. |
URL base de acesso externo |
Essa é a URL da API de acesso externo, url essa que foi comentada no pré requisitos para já ser solicitado ao departamento de TI. |
URL base de acesso interno |
Essa é a URL que os servidores utilizarão para se comunicar um com o outro internamente. Ele já vem configurado corretamente, pois já terá o serviço instalado na porta 8093, só altere esse campo se você mudar a porta do serviço “Fiorilli_Gateway” que foi instalado no IIS. |
URL FlowDocs |
Essa é a URL onde por onde o site do FlowDocs será acessado. |
Porta Fiorilli API |
Só alterar se você já tiver algo rodando nessa porta. |
Porta Websocket SIA |
Só alterar se você já tiver algo rodando nessa porta. |
Porta API Assinaturas |
Só alterar se você já tiver algo rodando nessa porta. |
Porta Websocket File Server |
Só alterar se você já tiver algo rodando nessa porta. |
Baixar banco de dados
Antes de continuarmos com a instalação é necessário baixar os bancos de implantação e definir o diretório ou servidor onde eles ficarão. Para isso clique no botão Baixar Bancos.
Nessa tela você pode escolher quais bancos de dados deseja baixar. Hoje, para o ecossistema do FlowDocs funcionar são necessários ao menos 4 bancos de dados:
-
FIORILLIDOC.FDB (banco de dados do fluxo)
-
FIORILLI_EMAIL.FDB (banco de dados de email)
-
FIORILLI_AGENDAMENTO.FDB (banco de dados de agendamento)
-
FILESERVER.FDB (banco de dados de arquivos)
Marque quais bancos deseja efetuar o download e onde eles deverão ser baixados. O sistema por padrão já define o diretório ideal para onde os bancos podem ficar, mas você pode baixar em outro diretório, ou caso os bancos fiquem em outro servidor, você pode primeiro baixar eles e depois copiar as pastas para o outro servidor.
O banco do fluxo possui uma opção de baixar a base em branco ou pré-configurada, com cadastros de tipo de processos e assuntos que consideramos ser comum em vários clientes.

A partir de agora começa as configurações dos bancos de dados. A configuração é padrão para todos, coloque o IP do servidor onde os banco está, a porta do firebird, o diretório do banco no servidor, e importante, coloque o diretório corretamente da DLL.
O primeiro banco é o do SIA. Como não estamos instalando ele ainda, podemos deixar essa configuração em branco.

O segundo banco é o do SAS. Como não estamos instalando ele ainda, podemos deixar essa configuração em branco.

O próximo banco é do fluxo. Se ele encontrar o banco do fluxo no seu servidor já irá carregar os campos. Altere caso algo não esteja de acordo e teste a conexão antes de continuar.

O próximo banco é o de arquivos. Assim como o do fluxo ele também irá carregar os campos caso encontre o banco no servidor.

Continuando as configurações, temos agora o banco de email.

E por fim o banco de agendamentos.

Agora iremos entrar com algumas configurações. A primeira dela e mais importante são os dados da entidade. Basicamente você informará os dados cadastrais da entidade na qual o sistema está sendo instalado.
É crucial preencher os dados da empresa corretamente nesse momento, pois será com os dados informados nessa tela que o sistema irá gerar o certificado base que servirá como chave para os certificados de todos os usuário cadastrados. Ou seja, qualquer informação errada nesse momento implicará no certificado base gerado para os usuários. |

Agora iremos fazer algumas parâmetrização para o servidor de arquivos. Você vai perceber que a maioria dos dados já irão vir carregados, pois eles são uma mesclagem dos dados já preenchidos anteriormente. Porém nesse caso será explicado campo a campo, para ajudar em caso de futuras alterações.

Exibir link assinatura |
Indica se após assinar um arquivo, adiciona um link para consultar as assinaturas. |
Nome impressão na unificação de arquivos |
Nome que será exibido na cabeçalho do PDF unificado. Ele vem por padrão P.M. Modelandia, podendo ser alterado para P.M. {nome da prefeitura} |
Header Assinatura (1, 2, 3, 4) |
Estes campos irão armazenar os dados que serão inseridos no cabeçalho da página de assinaturas dos documentos. Por padrão, ele não vem preenchido. Preencha com os dados do município da aplicação, seguindo o exemplo. |
Cor página trâmite |
Cor do traço que é exibido na página de unificação do PDF do trâmite. |
Imagem página trâmite |
Imagem que é exibida na página de unificação do PDF do trâmite (utilize preferencialmente o brasão do municipio). |
Exemplo do Header Assinatura


Tipo de armazenamento |
Indica se os arquivos devem ficar salvos no banco de dados ou em algum diretório em disco. |
Diretório para salvar os arquivos |
Se os arquivos forem ficar salvos em disco é necessário confirmar um diretório. |
Diretório TessData |
Diretório da biblioteca de ocerização. Já vem configurado. |
Diretório PDFData |
Diretório da biblioteca de geração de PDF. Já vem configurado. |
URL visualizar assinatura |
URL exibida nos PDF assinados para consultar as assinaturas no FlowDocs. Isso é configurado automaticamente, caso encontre erro na URL, pode alterar. |
URL notificações |
URL para o sistema consultar as notificações de um determinado tipo dentro do FlowDocs. |
URL detalhe notificações |
URL para o sistema consultar uma notificação específica dentro do FlowDocs. |
Após confirmar tudo, você poderá fazer um teste para pingar os servidores. Nesse momento já será possível saber se todos os servidores estão online ou se houve problema na configuração de algum servidor.
