Instalação WildFly (SIA8)
Este documento tem por objetivo explicar em detalhes o processo de instalação de um Servidor de Aplicações WildFly em ambientes Windows e os detalhes da implantação de uma aplicação web neste servidor.
Arquivos Necessários:
Servidor de Aplicações WildFly – versão 26.0.1 |
|
Notepad++ - não é obrigatório, mas facilita a edição dos arquivos de configuração |
|
Deploy do ISSWeb (SIA8). Observe a data do deploy para não pegar versões antigas. Exemplo de nomenclatura: “IssWeb-ear-4.0.0.ear”. |
<sistema>.ear |
Todos os arquivos necessários estão no Fiorilli Docs. |
Passo a passo inicial
Instalar WildFly Application Server: apenas extrair o arquivo ZIP (Wildfly-26.0.1.Final.zip) em um diretório. Sugere-se a raiz de alguma unidade, por exemplo, “C:”;
Alterar o diretório do banco de dados. Navegue até “C:\wildfly-26.0.1.Final\standalone\configuration” e edite o standalone.xml para colocar o caminho do banco de dados do SIA e FlowDocs (FIORILLIDOC.FDB) + porta do firebird;
Testar instalação até este passo
Execute o arquivo standalone.bat na pasta bin do diretório de instalação do WildFly. Deve aparecer algo semelhante a imagem abaixo:
Abra um navegador, por exemplo, Internet Explorer, e digite o endereço: http://127.0.0.1:8080. Deve ser apresentada a tela de boas vindas do WildFly:
Para confirmar a porta do console administrador a ser utilizada, verifique no arquivo standalone.xml - C:\wildfly-26.0.1.Final\standalone\configuration, qual o valor da port-offset |
Até este momento o servidor está instalado e funcionando (basta executar o arquivo standalone.bat da pasta bin do WildFly), mas para assegurar que o mesmo seja iniciado automaticamente e em segundo plano, devemos configurá-lo como serviço.
Para tal, abra uma janela de Prompt de Comando do DOS, navegue até a pasta service do diretório de instalação do WildFly (execute o comando: cd C:\wildfly-26.0.1.Final\bin\service). Instale o serviço através do comando: service install.
Certifique-se que o resultado deste comando seja semelhante ao da imagem abaixo:
Verificar se o serviço foi instalado corretamente
Para isso, abra o Painel de Controle, Ferramentas Administrativas e abra os Serviços do Windows. Um serviço com o nome “WildFly” deve existir.
Clique com o botão direito do mouse sobre ele e abra as propriedades do serviço. Modifique o Tipo de Inicialização para Automático:
Clique sobre a aba Recuperação e modifique as entradas de falha conforme a imagem a seguir:
Para finalizar, inicie o serviço conforme imagem abaixo e verifique se o servidor foi iniciado corretamente (digite o endereço: http://127.0.0.1:8080, deve ser apresentada a tela de boas vindas do WildFly).
Subir o deploy
Neste passso vamos criar o datasource para conexão com um banco de dados Firebird. Clique no link “Administration Console”, uma janela será aberta solicitando usuário e senha, insira as credenciais default (contate algum suporte da Fiorilli).
Clique sobre a aba “Deployments” (no topo do sistema), em seguida localize o ícone de “mais” um pouco abaixo e aperte em Upload Deployments, conforme imagem abaixo
A tela a seguir deve ser apresentada, você precisa arrastar o deploy ou clicar sobre o texto destacado para selecionar o diretório do arquivo. Feito isso, aperte em “Next”.
Confirme se está marcando o “Enabled” e aperte em “Finish”
Espere fazer o upload. Esse processo pode ser um pouco demorado, não feche a aba enquanto não aparecer a mensagem de confirmação do upload:
Com a confirmação, acesse a aba “configuration” e siga o caminho: Subsystems → Datasources & Drivers → Datasources → selecione o deploy. Feito isso, teste a conexão. Caso apareça a mensagem destacada em verde, o deploy foi ativado e já está pronto para uso.