Instalação JBoss
Este documento tem por objetivo explicar em detalhes o processo de instalação de um Servidor de Aplicações JBoss em ambientes Windows e os detalhes da implantação de uma aplicação web neste servidor.
Arquivos Necessários:
Servidor de Aplicações JBoss AS7 – versão 7.1.1 |
|
JDK 7 - update 35 ou superior |
|
Notepad++ - não é obrigatório, mas facilita a edição dos arquivos de configuração |
|
Deploy do ISSWeb. Observe a data do deploy para não pegar versões antigas. Exemplo de nomenclatura: “IssWeb-ear-4.0.0.ear”. |
<sistema>.ear |
Todos os arquivos necessários estão no Fiorilli Docs. |
Passo a passo inicial
Instalar JBoss Application Server: apenas extrair o arquivo ZIP (jbossFiorilli.zip) em um diretório. Sugere-se a raiz de alguma unidade, por exemplo, “C:”;
Instalar JDK: executar o arquivo jdk-6u35-windows-i586.exe utilizando configuração padrão
Criar e alterar variáveis de ambiente (Painel de Controle → Sistema e Segurança → Sistema → Configurações Avançadas do Sistema). Utilizar a área de “Variáveis do Sistema”
JAVA_HOME: apontar para diretório de instalação da JDK. Por padrão é instalada em: C:\Arquivos de Programas (x86)\Java
JBOSS_HOME: apontar para o diretório de instalação do servidor
Altere a variável Path: adicionar no final do valor da variável a entrada: “;%JAVA_HOME%\bin”
Testar instalação até este passo
Feche todas as janelas e abra um Prompt de Comando do DOS como Administrador e execute o comando: “java –version“
Execute o arquivo standalone.bat na pasta bin do diretório de instalação do JBoss
Abra um navegador, por exemplo, Internet Explorer, e digite o endereço: http://127.0.0.1:8080. Deve ser apresentada a tela de boas vindas do JBoss:
Para confirmar a porta do console administrador a ser utilizada, verifique no arquivo standalone.xml - C:\jboss-as-7.1.1.Final\standalone\configuration, qual o valor da port-offset |
Até este momento o servidor está instalado e funcionando (basta executar o arquivo standalone.bat da pasta bin do JBoss), mas para assegurar que o mesmo seja iniciado automaticamente e em segundo plano, devemos configurá-lo como serviço.
Para tal, abra uma janela de Prompt de Comando do DOS, navegue até a pasta bin do diretório de instalação do JBoss (executar o comando cd %JBOSS_HOME%/bin). Instale o serviço através do comando: service install.
Certifique-se que o resultado deste comando seja semelhante ao da imagem abaixo:
Verificar se o serviço foi instalado corretamente
Para isso, abra o Painel de Controle, Ferramentas Administrativas e abra os Serviços do Windows. Um serviço com o nome “JBoss Application Server 7.1.1.Final” deve existir.
Clique com o botão direito do mouse sobre ele e abra as propriedades do serviço. Modifique o Tipo de Inicialização para Automático:
Clique sobre a aba Recuperação e modifique as entradas de falha conforme a imagem a seguir:
Para finalizar, inicie o serviço e verifique se o servidor foi iniciado corretamente (digite o endereço: http://127.0.0.1:8080, deve ser apresentada a tela de boas vindas do JBoss).
Subir o deploy
Neste passso vamos criar o datasource para conexão com um banco de dados Firebird. Inicie o serviço do JBoss e abra novamente o navegador na tela de boas vindas do JBoss. Clique no link “Administration Console”, uma janela será aberta solicitando usuário e senha, insira as credenciais default (contate algum suporte da Fiorilli).
Clique sobre o link “Profile” (no topo do sistema). A tela a seguir deve ser apresentada:
Clique no botão “Add” para adicionar um novo Datasource (conexão com o Banco de Dados). Ressalta-se que este procedimento é de acordo com a aplicação web a ser implantada – os valores podem mudar de acordo com a aplicação (ISS, SIA, etc.).
Vamos assumir que a aplicação a ser instalada seja o ISSWEB. Após pressionar o botão, a tela a seguir é apresentada:
Preencha o campo “Name” com “IssWebDS” e o campo “JNDI Name” com o valor “java:/jdbc/IssWebFirebird” (este valor não pode ser diferente, pois a aplicação não sobe com outro valor). Clique em “Next”.
Selecione o driver do Firebird e clique em Next
No campo “Connection URL” informe o valor “jdbc:firebirdsql://<IP>:<PORTA>/C:/Fiorilli/SIADADOS.FDB” (Substitua os valores IP, PORTA e o caminho do arquivo FDB no servidor com os dados corretos).
Em “Username” e “Password” informe as credenciais para conexão ao banco de dados Firebird. Para finalizar clique em “Done”. A tela deve apresentar o novo datasource:
Com o datasource criado, devemos modificar algumas de suas propriedades antes de habilitá-lo. Selecione o datasource recém-criado e clique sobre a aba “Connection”. Dentro da aba, clique no botão “Edit” e modifique os valores conforme imagem a seguir:
Clique no botão “Save” e vá para a aba “Pool”. Depois clique no botão “Edit”. Nesta área os valores variam de acordo com o número de usuários simultâneos. Para lugares com pouco uso, onde o acesso é baixo, modificar os valores conforme a figura a seguir:
Clique no botão “Save”. Será necessário reiniciar o servidor, para isso vá até o serviço do Windows que criamos e reinicie o serviço do JBoss.
Volte até o painel de administração do JBoss, navegue até a área de Datasources e selecione o registro do IssWeb. Clique no botão “Enable” e depois confirme a modificação, conforme as imagens abaixo:
Para testa a conexão, clique na aba “Connection” e no botão “Test Connection”:
Até este ponto realizamos todas as configurações necessárias para a aplicação. Neste passo vamos implantar o sistema ISSWEB. Para isso, na área administrativa do JBoss, clique no link “Runtime” (parte superior) e depois em “Manage Deployments”. A tela a seguir é apresentada:
Clique no botão “Add Content”. Selecione o arquivo de deploy do ISSWEB e clique no botão “Next”. No passo seguinte, clique no botão “Save”
Neste ponto o sistema já foi colocado no servidor, mas inativo. Para ativá-lo, clique sobre o botão “Enable”, confirme e aguarde o fim do processo. Após a finalização, abra o navegador e tente acessar o sistema (http://127.0.0.1:8080/issweb). Sempre que for alterar a versão do sistema, basta remover a entrada do antigo e publicar a nova.
Por padrão o JBoss vem com a porta HTTP 8080. Para alterar estas e outras configurações é necessário editar o arquivo standalone.xml, localizado no caminho <local de instalação do JBoss>/standalone/configuration.
Sempre que este arquivo for alterado, reinicie o servidor. Caso contrário as alterações não terão efeito. |
Para alterar a porta HTTP: no final do arquivo edite o bloco destacado na imagem abaixo:
Para alterar a localização do Banco de Dados: no início do arquivo altere o bloco destacado na imagem abaixo:
Caso seja necessário visualizar erros do servidor basta acessar a pasta <diretório de instalação do JBoss>/standalone/log e visualizar o arquivo server.log.